Dá pra usar o GOOGLE TRADUTOR pra aprender japonês?

Dá pra usar o GOOGLE TRADUTOR pra aprender japonês?

Por

Fala aí mano, tranquilo? Se liga, pelo menos uma vez por semana alguém cola em mim pra perguntar se dá pra usar a ferramenta de tradução da Google pra aprender japonês. E na boa, atualmente até que dá sim, por isso cola aí que na dica de hoje vou ensinar como você pode tirar proveito dessa tecnologia pra dar um gás no seu aprendizado!

Como o Google Tradutor funciona atualmente?

O Google Tradutor tem fama de fazer traduções ruins, e na real essa fama é justificada por causa da tecnologia que era usada no site. Antigamente as traduções não eram feitas levando em considerações regras gramaticais nem o contexto, mas sim usando um método chamado Statistical Machine Translation, que fazia apenas uma comparação dos termos pesquisados levando em consideração uma base de texto em inglês e outra em outro idioma. Isso fazia com que as traduções ignorassem completamente a gramática e focasse simplesmente na palavra que, estatisticamente, era a mais certa.

Hoje a pegada já é diferente, porque a tecnologia que tá sendo usada é a Google Neural Machine Translation, que busca fazer com que a máquina traduza a frase inteira entendendo o contexto se baseando em milhões de exemplos.

Esses exemplos vem de várias fontes, incluindo pessoas que traduzem novas frases e revisam traduções que já existem na base do Google Tradutor. Eu mesmo sou um desses malucos!

google tradutor

Revisão de tradução já existente na base do Google Tradutor

Nova tradução sendo feita pra melhorar o Google Tradutor

Por isso agora, juntando essa nova tecnologia que faz a máquina aprender e a inserção e revisão de traduções feitas por humanos, a tendência é que a tradução fique cada vez mais natural. Obviamente ela nunca vai superar um humano, mas já vem fazendo um trampo TOP na maioria das vezes.

Só que se liga, o Google Tradutor ainda tem um grande problema que é o fato de que todas as traduções são feitas usando o inglês como intermediário. Se você prestar atenção na figuras vai reparar que tanto a tradução quanto a revisão é feita baseada na frase em japonês e inglês. Por causa disso, quando você tenta traduzir Japonês-Português, na real o que rola é Japonês-Inglês-Português e, em alguns casos, pode acontecer alguma treta no meio do caminho e a tradução ficar esquisita.

SE LIGA!
Patrocinadores do projeto podem acessar conteúdos exclusivos! Clique no botão pra saber mais!

Como NÃO usar o Google Tradutor

Antes de mostrar como você pode usar o Google Tradutor é importante você saber como não deve usar, manja? Então saca só!

Aprender a pronúncia das palavras

Muita gente usa a função Ouvir do Google tradutor pra tentar aprender a pronúncia das palavras, mas isso é um mega vacilo. Essas pronúncias são geradas por computadores e não representam fielmente a pronúncia correta das palavras ou frases no japonês de verdade.

google tradutor aprender japones

Por isso se o seu objetivo for aprender japonês focando na pronúncia da palavra é muito mais esquema você usar sites como o Forvo, que tem a pronúncia correta das palavras gravadas por nativos!

google tradutor aprender japones

Criar frases para colocar no Anki

Eu já vi muita gente fazendo isso, e é o pior vacilo que você pode fazer mano! Por melhor que a tradução do Google Tradutor esteja ficando ela ainda não é boa o suficiente pra você usar como fonte pra decorar. Por isso nada de simplesmente traduzir a frase pra japonês e jogar no Anki, beleza?

Como usar o Google Tradutor

Agora que você já sabe como não usar o Google Tradutor pra aprender japonês já dá pra mostrar como ele pode ser útil!

Como 1º passo pra aprender a forma natural de dizer as coisas

Eu sempre digo que pra aprender japonês você deve praticar de forma ativa e usar os erros dessa prática pra descobrir a forma como os japoneses realmente falam, né não? E se liga, o Google Tradutor pode ajudar bastante nesse aspecto! Você pode tentar traduzir algo pro japonês e usar numa conversa, e aí usar a correção proveniente das conversas pra aprender a forma mais natural de dizer o que você quer falar! Dá até pra combinar isso com o Anki e colocar as frases mais naturais lá pra decorar!

Mas vale lembrar que você deve fazer isso só quando realmente não conseguir comunicar o que quer de jeito nenhum, por isso o primeiro passo sempre deve ser tentar dizer o que quer usando as palavras que sabe, fechou?

Pra ver sinônimos e palavras semelhantes

Uma função TOP do Google Tradutor pra aprender japonês é que, quando você procura por palavras de forma isolada, ele também te mostra uma lista de sinônimos e palavras que possuem um sentido semelhante ou que são usadas em contextos parecidos! Você pode usar isso pra melhorar seu vocabulário e buscar entender em que situações essas outras palavras são empregadas!

google translate aprender sinonimo

Como você já deve ter se ligado, o Google Tradutor pode ser uma ferramenta TOP pra aprender japonês se você usar como um auxílio na hora de praticar o japonês de forma ativa! Se você somente estuda japonês e não pratica de verdade (que é a forma que a galera geralmente faz) não vai servir pra muita coisa não. Mas na boa, se você simplesmente só estuda e não pratica nunca vai conseguir falar japonês de verdade, então dá na mesma.

Cabe lembrar também dois cuidados que você tem que tomar na hora de usar o Google Tradutor pra aprender japonês:

  1. Se possível, use tradução Japonês-Inglês ou Inglês-Japonês
  2. Frases grandes e complexas são na verdade pequenas frases simples conectadas, então às vezes é melhor traduzir essas pequenas frases individualmente e depois montar a frase maior

É isso mano, por hoje é só!

É nóis!

SE LIGA!
Patrocinadores do projeto podem acessar conteúdos exclusivos! Clique no botão pra saber mais!

 

Compartilhar

Comentários