KANJI: Descubra a leitura das palavras!

KANJI: Descubra a leitura das palavras!

Por

Fala aí man, beleza? Se liga, a dica de hoje é bem simples, mas vai ser TOP pra quem tá com dificuldade na hora de aprender kanji!

Kanji é um negócio que é pintado como algo mega complicado, mas na real tem algumas coisas que facilitam bastante na hora de aprender e que, infelizmente, os cursos e apostilas não ensinam. Uma delas, por exemplo, é a que eu dei no meu instagram sobre como saber se vai usar 訓読くんよ ou 音読おんよ, saca só:

View this post on Instagram

É um pássaro! É um avião! É… Kanji? . #Kanji é um bagulho que a maioria das pessoas acha treta pra aprender a usar, né? E aí, por causa disso, a galera acaba odiando! . Mas isso acontece por um motivo bem simples: As pessoas não aprendem os fundamentos dos kanji! . Vou te adiantar um fundamento bem importante: Em 99,9% das vezes que o kanji estiver acompanhado por um hiragana ele vai usar kunyomi! E por outro lado, quando a palavra for composta por 2 kanji a leitura vai ser onyomi! Se liga! . 読む (yomu – kunyomi) – Ler 読書 (dokusho – onyomi) – Leitura . Sabendo desse fundamento vc já vai conseguir meio que chutar a leitura de várias palavras mesmo sem ter visto antes, e vai conseguir gravar a leitura correta das palavras mais facilmente! . TOP né? . #ta68mada #aprendajaponês #linguajaponesa #auladejapones #cursodejapones #nihongo

A post shared by Tarou Yamada (山田太郎) (@ta68mada) on

Como dá pra ver no post, na maioria das vezes que a palavra for composta por um kanji acompanhado por um hiragana a leitura do kanji vai ser 訓読くんよ e, por outro lado, quando for uma palavra composta por dois ou mais kanji sem hiragana entre eles a leitura vai ser 音読おんよ.

Essa é uma dica que já adianta bastante pro seu lado, porque aí você vai conseguir meio que adivinhar como ler o kanji manja?

Mas ai tem um outro problema: o fato de eu saber qual leitura usar não ajuda em nada se eu não souber como ler, né não?

E esse é na verdade um dos maiores problemas que a galera tem em relação aos kanji. Como tem kanji que possui trocentas leituras, os caras geralmente ficam perdidões na hora de aprender, achando que tem que decorar todas.

Mas mano, na real você só precisa saber todas as leituras de um kanji caso seu objetivo seja fazer alguma prova tipo a KanKen (日本にほん漢字かんじ能力のうりょく検定けんてい), uma prova que avalia especificamente seus conhecimentos em kanji. Se o seu objetivo for simplesmente aprender japonês, relaxa mano. Na vida real os kanji tem uma ou duas leituras que são mais usadas, enquanto todas as outras aparecem muito menos!

Então na hora de aprender os kanji basta você focar nessas leituras que são mais comuns e deixar pra aprender as menos comuns quando elas aparecerem em algum vocabulário específico, manja? Fazendo isso você vai dar um gás monstro na sua capacidade de usar kanji, porque você vai bater o olho na palavra e imediatamente lembrar de uma leitura que, provavelmente, vai ser a correta!

SE LIGA!
Patrocinadores do projeto podem acessar conteúdos exclusivos! Clique no botão pra saber mais!

E o melhor de tudo é que hoje em dia descobrir quais são as leituras mais comuns dos kanji é a coisa mais fácil do universo graças a uma ferramenta chamada sítios da world wide web ou, como os jovens descolados gostam de dizer, sites da internet.

Um em específico é uma mão na roda pra isso: o Jisho.org!

O Jisho.org tem uma funcionalidade TOP que é a capacidade de combinar a pesquisa com tags! Por exemplo, se você pesquisar pela tag #X vai aparecer só termos vulgares!

(Mas aí, nem se anima que a maioria nem é muito usado. Se usar essas você vai ser tipo o tiozão tarado ao invés de estar seduzindo)

No nosso caso tem duas tags que combinadas ajudam a descobrir as leituras mais comuns dos kani: ?* e #common!

A primeira serve pra combinar com o kanji e dizer que qualquer coisa serve no lugar dela. então por exemplo, se pesquisar por 家?* vai retornar todas as palavras que começam com 家. Também funciona ao contrário, ?*家 e o resultado vai ser qualquer palavra que termina com 家. Por último, ?*家?* retorna qualquer combinação que tenha 家 no meio da palavra!

#common serve pra mostrar quais são as palavras mais comuns, baseado num levantamento feito usando jornais, revistas, sites e etc.

Sabendo disso tudo o que você precisa saber pra descobrir as leituras mais comuns dos kanji é simplesmente combinar as tags! Por exemplo, se liga no kanji 女: ele tem dois 訓読くんよ (おんな e め) e  três 音読おんよ(ジョ, ニョ e ニョウ). Isso significa que você precisa aprender cinco leituras diferentes só pra esse kanji? Nananinanão, mano! É só você pesquisar o seguinte:

女?* #common

E aí você vai ver que a maioria das palavras mais comuns com esse kanji usam a leitura ジョ, quando é 音読おんよ, e おんな quando é 訓読くんよ! Então você só precisa focar nessas duas leituras pra conseguir ler grande parte do que for escrito!

kanji

O resto das leituras vão aparecer apenas de vez em quando, como por exemplo  em 女房にょうぼう, que significa esposa. Aí quando você for aprender essa palavra você simplesmente decora a palavra inteira e pronto, manja? Não precisa perder tempo decorando uma leitura que vai aparecer uma vez ou outra!

É claro que você ainda vai ter que se esforçar pra decorar, manja? Não vou mentir pra você dizendo que vai acontecer uma mágica e você vai aprender sem nenhum esforço. Meu objetivo aqui é fazer você aprender o bagulho de verdade, não vender cursos online com vagas “”””limitadas””””, então eu tô jogando a real. A diferença é que sabendo desse esquema você pode direcionar sua prática pro que vai maximizar o resultado, saca? Então com esse esqueminha você vai se tornar apto a ler mais coisas em um tempo menor, porque você tá direcionando seus esforços pra aprender primeiro o que é mais usado!

Fechou? Então por hoje é só mano!

É nois!

SE LIGA!
Patrocinadores do projeto podem acessar conteúdos exclusivos! Clique no botão pra saber mais!
Compartilhar

Comentários