O que usar pra TREINAR japonês?

O que usar pra TREINAR japonês?

Por

Fala aí mano, de boa? Se liga, vira e mexe cola alguém me perguntando que livro que eu uso pra aprender a falar o japonês de verdade. Só que meu, na real essa é uma pergunta meio zoada, porque a galera simplesmente ignora o óbvio: eu treino japonês conversando com japoneses!

Então não tem segredo! Eu aprendo treinando, praticando, e quem me segue tá ligado que eu já falei um milhão de vezes que o segredo pra conseguir aprender japonês de verdade não é ficar estudando, mas sim praticar!

Por isso no post sobre dicas de hoje eu vou te mostrar o que você pode usar pra treinar japonês!

SE LIGA!
Patrocinadores do projeto podem acessar conteúdos exclusivos! Clique no botão pra saber mais!

O que você nunca deve fazer na hora de treinar japonês

Tem uma coisa que é pura perda de tempo e que por isso você nunca deve fazer na hora de treinar japonês: conversar em japonês com pessoas que não são japonesas.

Eu sei que é um bagulho meio polêmico e que provavelmente você vai pensar “pô mas é da hora entrar em grupos de conversação da galera que tá aprendendo pra gente aprender junto” e pá, mas não mano, vocês não vão aprender juntos.

O aprendizado só acontece quando existe uma relação de senpai e kouhai, ou seja, alguém que manja muito do assunto e alguém que não manja. Quando tem um monte de noob junto vocês não vão aprender junto, vão só fazer um monte de besteira e reforçar os vícios que já tem.

É por isso que apesar de sempre pedirem eu não criei e nunca vou criar um grupo de conversação do ta68mada. Eu não quero vocês conversando entre si, quero que colem em quem manja mesmo do assunto, ou seja, os japoneses!

O que usar pra treinar com japoneses

Agora que você já entendeu que não deve treinar seu japonês com estrangeiros, se liga no que você pode usar pra treinar japonês com japoneses!

HelloTalk

hello-talk-treinar-japones

HelloTalk é um dos apps mais TOP que tem por aí e é o app que eu sempre recomendo. Com ele você pode conversar com japoneses que querem aprender a língua que você sabe e ai podem aprender juntos!

Além das conversas privadas você pode postar textos públicos, e aí a galera que vê interage e corrige seus erros!

Serião, é um app que todo mundo que realmente quer aprender japonês deve usar!

Plataforma: Android & iOS
Preço: Grátis (funções extras pagas mas não interfere no aprendizado)
Link: HelloTalk – talk to the World

Tandem

tandem-treinar-japones

O Tandem é um app que tem mais ou menos a mesma pegada que o HelloTalk, ou seja, com ele dá pra encontrar estrangeiros pra conversar. Ele tem uma vantagem TOP que é o fato de você poder deixar um review sobre o parceiro, o que é ótimo pra quem quer fugir de tarado.

Fora isso ele também possui uma parte que te conecta com professores nativos do idioma que você quer aprender pra fazer aulas particulares!

Plataforma: Android & iOS
Preço: Grátis (funções extras como aulas particulares pagas mas não interfere no aprendizado)
Link: Tandem

Encontros de intercâmbio de idiomas

Essa é uma das formas mais da hora, pois você pode praticar a interação face a face!

Se liga, no Brasil tem bastante japonês que vem pra cá por causa do trampo ou intercâmbio da universidade, e a maioria deles quer aprender português. Já se você estiver no Japão, tem aí é mais fácil ainda! Tem até cafés especializados em intercâmbio de idioma!

Você vai ter que dar seus pulos pra encontrar, pois vai variar de lugar pra lugar (aliás, se souber de algum comenta aí que eu faço um outro post reunindo todas essas informações). Uma dica é usar o app Meetup pra ver se tem algo na sua região e sair procurando por associações culturais e tal e pedir informações. Se você estiver no Japão, além de procurar pelos cafés e eventos de intercâmbio de idioma no local onde vc mora, você pode colar em sites tipo o ジモティー buscando por termos como 言語げんご交換こうかん.

Apps pra conhecer novas pessoas

Esse é o esquema que eu mais gostava de fazer: usar apps de pegação pra conhecer novas pessoas e aí praticar o papo com os matches. Além de ter a possibilidade de conhecer pessoas de diversos tipos (e, com isso, aumentar o número de assuntos que dá pra abordar), ainda dá pra chamar pra um rolezinho e pá.

No Japão os apps desse tipo (出会であけいアプリ, em japonês) mais usados são o tinder, o happn e o pairs, então vale a pena pegar todos e dar uma testada.

O ponto fraco dessa abordagem é que você depende do match pra poder iniciar a conversa, e aí pode ser que algumas pessoas tenham uma certa dificuldade com isso. Mas se você estiver no Japão, essa é uma forma de praticar que eu recomendo muito e nem é pela pegação que pode rolar, mas sim porque nesse caso você sai do contexto de “pessoas que querem aprender idiomas” e passa pra um contexto de pessoas normais usando um app X pra encontrar outras pessoas. Isso vai te obrigar a realmente se esforçar pra entender o japonês verdadeiro que a galera usa nas conversas normais!

É isso mano! Se você conhecer alguma outra forma da hora de encontrar japoneses pra praticar comenta aí que eu atualizo o post!

É nóis!

SE LIGA!
Patrocinadores do projeto podem acessar conteúdos exclusivos! Clique no botão pra saber mais!
Compartilhar

Comentários